sexta-feira, 19 de junho de 2009

SOTAQUES

OS Diferentes sotaques despertam gostos também diferenciados na população que circula pelos muitos arraiais nos varios cantos da cidade de São Luis na esperança de ver uma apresentação de seu grupo preferido.
Entre os sotaques definidos pelos ritmos podemos relacionar quatro principais:
Matraca - Predominante na ilha de São Luis(É o ritmo que tem um apelo popular muito grande)tem como instrumentos matracas feitas de madeiras( que são batidas uma contra a outra produzindo um som estridente)pandeirões, um arco de madeira com cerca de um metro de diâmetro coberto com pele de animal.
Sotaque Zabumba - Caracteristicos das chamadas comunidades negras do interior do Estado. Tem grande tambores e um tamborim tocado a mão. Neste grupo a presença africana é mais incisiva, cuja a percurssão rústica produz um ritmo mais lento, socado, que lembra a melancolia do banzo ou das tristeza das senzalas.
Sotaque de Pindaré - Uma manifestação caracteristica da baixada Maranhense.É diferenciados pelos seus grandes chapéus com fitas coloridas e penas, além de sua batida mais cadenciada, produzida por instrumentos menores que as utilizadas pelo Boi de matraca.
Boi de Orquestra - Caracterizado pela utilização de instrumentos de metais, banjos e maracás e por suas danças coreografadas. O Boi de orquetra apresenta uma formação mais modernizada com suas roupas brilhantes e seu bailado coreografado,o que influenciou o surgimento de vários grupos estilizados do bairro de São Luis. O ciclo do Bumba meu Boi está relacionado com uma atitude religiosa,evidenciando o caráter sagrado dessa manifestação, aspectos que podem ser identificados em várias letras, tanto da música popular do Maranhão como de toadas especificas do Bumba, além de artes plasticas de artistas locais.

Um comentário:

jorge bohaczuk disse...

Olá amigo.
Lembro bem de você. Parece que parou com o blog? Também tenho mexido pouco.
Agradeço tua visita.
Obrigado. Um abraço.